SAPUCAIA DO SUL: TERRA DE HISTÓRIAS

A Prefeitura de Sapucaia do Sul promoveu nesta semana comemorativa aos 61 anos de emancipação política do município, através da Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do Museu Histórico de Sapucaia, diversas palestras para reviver momentos históricos do município.

Conforme o Historiador Júlio Oliveira, as palestras, intituladas de: “Sapucaia do Sul: terra de histótias”, já ocorreram nas escolas Hugo Gerdau; Justino Camboim; Júlio Casado; Adolfo Cassel e Plácido de Castro. Foram atendidas turmas das séries iniciais e finais do ensino fundamental, além de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As palestras educativas abordam diversos momentos da história de Sapucaia do Sul, como a presença indígena, formação das vacarias e fazendas. A família do primeiro sesmeiro, Antônio de Souza Fernando, e sua vinda de Portugal a Sapucaia, passando pelo RJ, Colônia do Sacramento, fundação do Presídio Jesus-Maria-José e chegada em Sapucaia. Além disso, as palestram também abordam a organização da Fazenda Sapucaia e o movimento de emancipação do município.

O Secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Verissimo, destaca a importância deste resgate histórico. “O nosso município é recheado de histórias incríveis e essa explanação para a comunidade escolar é importantíssimo. Além de resgatar a nossa história, também resgatamos o interesse de pertencimento da nossa comunidade.” Comenta Verissimo.

O Historiador do Museu de Sapucaia do Sul e palestrante, Júlio Oliveira, comenta sobre este resgate histórico. “É importante divulgar a história da cidade de Sapucaia do Sul a fim de se reforçar a identidade e o amor dos sapucaienses por sua terra Natal, assim como possibilitar reflexões sobre o papel de cada um na construção de uma sociedade melhor e de acordo como o que buscam seus cidadãos.”, Afirma o Historiador Júlio Oliveira.

Anterior Palestra Ressignificando a Vida, com Maira Silva da FEBRACIS.